quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dromedário

Classificação científica: 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodoctyla
Subordem: Tylopoda
Família: Camelidae
Gênero: Camelus
Espécie: C.dromedarius




Características:
O dromedário é um mamífero nativo da região nordeste da África e da parte ocidental da Ásia. Ele se distingue do camelo bactriano, nativo da Ásia Central, por possuir apenas uma corcova, enquanto o camelo possui duas.
A corcova, por sua vez, é composta de gordura acumulada pelo animal no período de abundante alimentação, e não de água, como diz uma lenda popular. A água desse animal é acumulada na corrente sanguínea, onde os glóbulos vermelhos aumentam até 250% o seu volume para reservá-la.

Sua pelagem é esparsa e suave que permite refrigeração, em cores que variam do bege-claro, branco-sujo ao castanho-escuro. Suas patas possuem base larga com uma área que impede o animal de se enterrar na areia, e seus longos cílios protegem seus olhos de tempestades de areia. Por ser herbívoro, o dromedário se alimenta de ervas, capim e vegetais.

A fêmea atinge a maturidade sexual aos 3 anos, e os machos, aos 6. A gestação do dromedário fêmea dura 13 meses, quando nasce apenas 1 cria. O adulto pode medir até 2,80 metros de altura e pesar 750 kg. Anda em trote balançado e atinge uma velocidade de até 15 km/h, chegando a percorrer 160 km por dia. 
Extinto na natureza, o dromedário é domesticado em vários países, com uma previsão de vida de até 40 anos. 
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário