domingo, 29 de junho de 2014

Casaca-de-couro


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Família: Furnariidae
Subfamília: Synallaxinae
Espécie: P. Cristata
Nome científico: Pseudoseisura Cristata


Características:
Endêmica do nordeste brasileiro, a casaca-de-couro é também conhecida como carrega-madeira-do-sertão, carrega-madeira-grande (Bahia), joão-de-moura (Ceará) e cajaca-de-couro, cajaca-vermelha e casacão (sertão e seridó da Paraíba).

Essa ave mede 25 cm de comprimento, apresentando plumagem ruiva uniforme, íris amarela e um longo topete sobre a cabeça, parecido com o do pica-pau. Onívora, alimenta-se de insetos, frutos, sementes e ovos. Vive no alto das árvores, indo ao solo apenas para se alimentar.

Vive em bando, sendo o ninho coletivo, apenas para reprodução, feito de gravetos, espinhos, etc, tendo a forma de um forno, com um túnel de entrada, medindo de 30 a 50 cm e a câmara ao final, com altura de 11 a 15 cm. Externamente o ninho mede 1 metro de comprimento por 60 cm de largura.

Todo o grupo coopera na construção do ninho, defende território e alimenta os filhotes. Além desse, há um segundo ninho, perto do primeiro, que serve para repouso do grupo, composto de 7 a 9 indivíduos, entre adultos e jovens da última postura. 

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário