quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As sete maravilhas da Antiguidade


As Sete Maravilhas da Antiguidade foram elaboradas possivelmente por Philo, de Bizâncio, em seu livro “De Septem Orbis Miraculis”, que significa “As Sete Maravilhas do Mundo”, escrito em grego e traduzido para o latim. No ano 1640 foi traduzido para o italiano. 
Antes de Philo, o poeta Antipater, de Sidon, no século II a.C., também elaborou uma lista das “Maravilhas”, apreciadas por gregos e romanos. A lista que permanece até hoje, porém, continua sendo a de Philo.       

Colosso de rodes

A estátua de Hélios (Apolo) era uma gigantesca estátua do deus grego do Sol, com 32 metros de altura, situada em Rodes, uma ilha do Mar Egeu, nas proximidades da costa ocidental da Turquia. Ficava na entrada do porto, pertencente à Itália. Pesava 300 toneladas, e foi idealizada pelo artista grego da antiguidade Chares, da cidade de Lindos. 
O Colosso de Rodes, cuja construção começou no ano 294 a.C., para servir de farol, passou 12 anos para ser construído. Erguido em homenagem a Ptolomeu, governante da ilha de Rodes, que venceu a guerra contra o rei da Macedônia, Demétrio I, que recebeu pela vitória o cognome de “Salvador”. Foi construído com o ferro e o bronze dos instrumentos da guerra abandonados pelo inimigo vencido e foi destruído por um terremoto no ano 225 a.C. 
Não se tem certeza sobre o número de trabalhadores envolvidos na construção, mas calcula-se em centenas, contratados com a venda dos armamentos e objetos deixados pelo inimigo vencido. É provável que em sua cabeça tivesse uma coroa, segurava um manto na mão esquerda e a mão direita ficava acima dos olhos, como para contemplar os raios solares. 
Para ser construído, o Colosso foi sustentado por rampas de madeira e areia em sua volta, ficando de fora apenas a cabeça. No final da construção, a areia foi retirada e os operários fizeram uma limpeza. Ele foi fixado em uma base de mármore de 3 metros de altura e suas pernas eram sustentadas por vigas de ferro, tendo cada pilar 1,5 metro de diâmetro. Seus pés e tornozelos eram ocos. No total, foram usadas 13 toneladas de bronze e no revestimento, 8 toneladas de ferro. 
Quando os árabes invadiram Rodes, no ano 654 d.C., o general do Califa Othman IV, Moawiach, vendeu as ruínas do Colosso para um judeu d’Emeso, que os levou em 900 camelos.    

Estátua de Zeus
Construída no Templo de Olímpia, na Grécia, por Fídias, um dos mais famosos escultores da antiguidade, por ordem do governante Péricles. Começou a ser construída no ano 440 a.C., e tinha de 12 a 18 metros de altura. Trazia na mão direita a imagem da deusa Niceia, símbolo da vitória; na mão esquerda trazia um bastão com uma águia. Possivelmente tinha a testa franzida, simbolizando um Zeus sempre alerta; seus olhos eram de turquesa e outras pedras preciosas incrustavam seu trono e seu interior. Tinha suas partes visíveis de marfim; a coroa de louro de sua cabeça, as sandálias e o manto eram banhados em ouro. A estátua estava sempre envolta num véu de púrpura que era descoberta apenas em dias solenes.              
Recebia visitantes de partes da Grécia e de regiões vizinhas, que veneravam a estátua do poderoso Zeus e traziam ofertas. A oferenda mais famosa foi uma cortina de lã com tramas assírias ofertada pelo rei selêucida Antioco IV, por volta do ano 170 a.C.. 
O Templo de Olímpia estava situado em uma praça na planície do Peloponeso, onde ocorreu a guerra entre Esparta e Atenas. Os soldados não atacaram o Templo, sagrado para as duas cidades. A frente dele era aberta, onde Zeus podia ser visto de qualquer lugar da praça. 

Farol de Alexandria 
Foi construído em 279 a.C., na ilha de Faros, à frente da cidade de Alexandria, Egito. Construída de mármore, com 117 metros de altura, tinha mecanismos que registravam a direção dos ventos e as horas. Para ser iluminado, acendia-se uma grande fogueira em seu cume. Foi o farol de Alexandria que inspirou a construção de faróis que orientam os navegantes.   

Jardins suspensos da Babilônia
Construídos no ano 550 a.C., como presente do rei Nabucodonosor à sua esposa Semíramis, na região sul do atual Iraque. Era um edifício que abrangia seis lotes de terra, com terraços interligados por escadarias e sustentados por colunas de 25 e 100 metros de altura. Neles se cultivava jardins maravilhosos, embelezados com fontes e estátuas, todos irrigados com águas do rio Eufrates e bombardeadas a partir do terraço mais alto.    

Pirâmides do Egito 
As pirâmides do Egito são as únicas das sete maravilhas existentes até hoje. Situadas nas planícies de Gizé, no Egito, serviram de sepultura para os faraós. As mais famosas são as de Miquerinos, com 62 metros de altura, Quéfren, com 143 metros, e Quéops, com 137 metros. 
Segundo o historiador Heródoto, suas construções foram feitas por milhares de escravos, que carregaram os blocos de pedras durante vinte anos.  

Templo de Ártemis ou Diana 
Situado em Éfeso, atual Turquia, sua construção teve início por volta do século X a.C., mas teve outras reconstruções, sendo a mais famosa feita por Ctesifonte, em 544 a.C.. Era um templo erguido em homenagem à deusa Ártemis, para os gregos, ou Diana, para os romanos. 
Media 120 metros de comprimento e era sustentado por 127 colunas em estilo jônico, todas com 18 metros de altura e 2 metros de diâmetro. Algumas das colunas eram decoradas com esculturas. Em seu interior havia estátuas do escultor grego Praxíteles e algumas das mais famosas pinturas da antiguidade. Seus tesouros eram guardados em seu subterrâneo. 
No dia 7 de junho de 354 a.C. o templo foi incendiado por Eróstrato, que queria ser lembrado pela história da humanidade.   

Túmulo do rei Mausolo 
Situado em Halicarnasso, atual Turquia, foi construído para servir de túmulo ao rei Mausolo, no ano 352 a.C., por ordem da rainha Artemísia, esposa do rei. 
Era de mármore, com uma altura de 50 metros e 123 metros de circunferência. No topo de sua pirâmide de 24 degraus havia uma estátua de uma carruagem puxada por quatro cavalos.     

(Texto:   Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário