quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Búfalo

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Bovinae
Gênero: Syncerus Caffer
Espécie: Syncerus Caffer



Características:
O búfalo africano ou búfalo do cabo atinge uma altura de 1,7 metros, mede 3 metros de comprimento e pesa 900 kg. É um animal herbívoro, de pouca visão, boa audição e bom olfato. Tem pelos escuros ou pardos, e seus chifres são voltados para trás, sendo maiores no macho, que podem chegar a 1 metro.

Anda em grupos pequenos, porém no período chuvoso prefere a companhia de 30 a 50 companheiros, além da companhia de pássaros brancos que catam insetos do seu corpo enquanto ele pasta, e alertam o búfalo quando voam em retirada na aproximação de algum perigo. Numa manada, porém, chega a haver 500 indivíduos. 

Bebe água duas vezes ao dia, ao nascer do Sol e à noite, e descansa perto donde há água. Pasta de dia e de noite, sob baixa temperatura, por ser ruminante, e gosta de banhar-se em lodo de charcos e lagunas. Atinge a maturidade sexual aos 4 anos de idade, reproduz-se em qualquer tempo, mas principalmente no período chuvoso, quando há fartura de alimento. Duma gestação de aproximadamente 11 meses nasce apenas um filhote, pesando 40 kg, cujo desmame acontece quando ele atinge 6 ou 9 meses. 

O maior inimigo do búfalo é o leão, que abate filhotes desgarrados do bando e os mais velhos, por serem presas fáceis. Já o búfalo adulto enfrenta o leão e pode até machucá-lo, tornando um confronto perigoso para as duas espécies. Além do leão, outros inimigos são o leopardo e a hiena, que precisam se unir em grupo para matar um búfalo adulto. Pode viver até 20 anos.    

O búfalo africano pode ser encontrado nas pradarias dos seguintes países: Etiópia, Somália, Zâmbia, Zimbábue, Namíbia, Botswana, Moçambique, África do Sul, Quênia e Tanzânia.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário