sábado, 30 de agosto de 2014

Cutia



Classificação científica:
Domínio: Eukariota
Reino:  Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Infraordem: Caviomorpha
Família: Dasyproctidae
Gênero: Dasyprocta

Características: 
A cutia é um animal com pelagem que apresenta um efeito especial, chamado eumelamina, que produz ilusão de ótica, pois cada pelo possui zonas de várias cores, desde a branca a castanho escuro.

É herbívora, alimentando -se de frutas, folhas e sementes. Vive em capoeiras e matas virgens no Brasil e países da América do Sul. Pesa em torno de 1,5 a 2,8 kg, mede  de 49 a 64 cm, tendo a  cauda curta e nua com 1,5 cm de comprimento. Possui membros anteriores menores do que os posteriores, com 4 dedos funcionais usados para levar o alimento à boca. As extremidades posteriores possuem 3 dedos desenvolvidos, com unhas cortantes, parecidos com pequenos cascos, que a ajudam a saltar até 6 metros

Comunica-se pelo olfato e pela audição. Deixa odores, produzidos por uma glândula retal e a urina, espalhados para marcar seu território, achar os alimentos, que enterra em períodos escassos, além de identificar os membros do seu grupo.
Cada macho possui em média 6 fêmeas. A gestação da cutia dura 104 dias, nascendo de 1 a 3 filhotes, sendo geralmente 2 por vez. Os filhotes nascem com o corpo peludo, olhos abertos e se locomovem facilmente. Seus maiores predadores são as onças e jaguarundis.   

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário