quarta-feira, 30 de julho de 2014

Javali


Classificação científica:
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia.
Ordem: Artiodactyla.
Família: Suidae.
Gênero: Sus.
Espécie: S. Scrofa.
Nome binomial: Sus scrofa.

Características:
O javali é um animal grande; o macho pode pesar de 130 a 250 kg; a fêmea, entre 80 e 130 kg. Mede entre 125 e 180 cm de comprimento e pode alcançar 1 m de altura.
Possui corpo robusto, estreito, de patas curtas, cabeça grande, triangular, olhos pequenos. Seus caninos superiores são curvados para cima, projetados para fora; já os inferiores podem medir até 20 cm de comprimento. Ele é coberto de pelagem, cujos pelos são rijos, de cor vermelha escura ou acastanhada, no adulto; já os filhotes têm cor da terra com listras negras, e sua pelagem escurece com o tempo.

Habita bosques temperados e florestas tropicais, com vegetação que o esconda, mas à noite vai a áreas abertas e cultivadas, em busca de alimento; não é encontrado em áreas desertas e altas montanhas. Onívoro, alimenta-se de raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes, mas também come cultivos de milho e batatas. Não marca território, e vive em grupos matriarcais, formados por 3 a 5 fêmeas e suas crias, mas pode haver grupos de até 20 indivíduos; o macho se junta ao grupo apenas no acasalamento, que ocorre no outono.

A  javalina, ou gironda, como é chamada a fêmea do javali, quando na idade madura se mantém afastada e se porta como guarda. Os jovens machos são chamados barrascos; machos em idade reprodutora são chamados barrões ou varrões, e podem ser vistos perto de 1 ou mais jovens, chamados escudeiros; as jovens parideiras são chamadas marrãs. 

A maturidade sexual do javali acontece entre 8 e 10 meses de idade; a gestação dura 110 dias, e os filhotes nascem entre janeiro e abril.  Após a primeira semana, os filhotes, geralmente de 2 a 10 em cada gestação, acompanham a mãe, e o desmame acontece entre 3 e 4 meses de idade. Esse animal pode viver de 15 a 30 anos.       

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário