sábado, 14 de dezembro de 2013

Bem-te-vi

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Gênero: Pitangus
Espécie: P. Sulphuratus
Nome binomial: Pitangus sulphuratus

Características:
É também conhecido por pituã, pitaguá ou puintanguá, triste-vida, bentevi, bem-te-vi verdadeiro, bem-te-vi coria, tiuí, teuí, tic-tiuí, e siririca, no caso das fêmeas. O índios brasileiros tupi-guaranis o chamavam de pitanga grande.

É de fácil adaptação, podendo ser encontrado em cidades, matas, e ambientes aquáticos como lagoas e rios. Típico da América latina, pode ser visto  nos seguintes países: Argentina, Colômbia, Paraguai, Guiana, Peru, Uruguai, Equador, Venezuela, Bolívia, Brasil, Ilhas Malvinas, Chile, Guiana Francesa, Geórgia do Sul, Guatemala, Belize, Costa Rica, Bermudas, Honduras, El Salvador, México, Sanduíche do Sul, Nicarágua, Suriname, Panamá e Trinidad e tobago.

Anda sozinho mas pode ser visto em três ou quatro indivíduos nas antenas de TV. Possui uma coloração parda no dorso, amarela viva na barriga, lista branca no alto da cabeça e cauda preta. Seu bico é preto, achatado, longo, resistente e pouco encurvado. Pesa até 60 gramas, mede de 22 a 25 cm de comprimento. Constrói seu ninho com pequenos ramos de vegetais em galhos de árvores bem cerradas. Nas cidades, o bem-te-vi pode usar papel, plástico e fios em seu ninho, que mede 25 cm de diâmetro. Geralmente o ninho fica no topo das árvores altas, mas pode construí-lo nas cidades em geradores de postes, cerca de 3 a 12 metros do solo.

Alimenta-se de insetos, frutas, como: banana, mamão, maçã, laranja, pitanga e outras, além de ovos de passarinho, flores de jardins, cobras, minhocas, lagartos, crustáceos, peixes, girinos de rios e lagos rasos, abelhas. É monogâmico, e o casal divide as tarefas, como a incubação dos ovos, 3 a 4 por ninhada, que medem 31x21 mm cada.  A incubação dura 17 dias, entre setembro e dezembro.      

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá  PB - Foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário