A palavra bússola deriva-se do italiano bussola, e é um instrumento de orientação, cuja agulha invariavelmente indica o norte magnético.
Alguns historiadores afirmam que a bússola foi inventada pelos chineses. Os europeus a conheceram através dos árabes, no tempo das cruzadas. Antes, os navegadores orientavam-se pela estrela-do-mar.
A primeira bússola foi feita de uma agulha imantada apoiada num pedaço de palha ou cortiça, boiando livremente em azeite ou água. Pierre Pelerin Maricourt apoiou-a num estilete, protegendo-a numa caixa de pouca altura, com uma tampa de cristal, onde desenhou uma Rosa dos Ventos. O italiano Flávio Gioa aperfeiçoou-a, mas quando Colombo e outros navegadores perceberam que não havia perfeita harmonia entre o polo geográfico da Terra e o polo magnético, foi então calculada a declinação; a partir daí a bússola foi usada com mais precisão e segurança.
A primeira menção feita a uma bússola em registros europeus data o ano 1180 pelo teólogo inglês Alexander Neckam, no livro"De Utensilibus" (Sobre instrumentos).
Fonte:
DICIONÁRIO Universal de Curiosidades. Comércio e importação de livros Cil S. A. São Paulo, 1968.
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário