Martim Soares Moreno foi um colonizador português, nascido em Santiago do Cacém, Portugal, em 1585. Chegou ao Brasil em 1603 e foi ao Ceará pela primeira vez em 1605, participante da expedição do também colonizador português Pero Coelho de Sousa, quando aprendeu a língua indígena. Firmou grande amizade com o grande chefe pitiguar Jacaúna, que o chamava de "meu filho"; começou então a conviver com os indígenas, vivendo nu e pintado como eles, e se apaixonou pela índia Iracema, romance que inspirou José de Alencar a escrever o livro "Iracema".
Em 20 de janeiro de 1612 tomou posse oficial da região, denominada rio Siará, hoje Barra do Ceará. Custeado pelo governador-geral do Brasil, dom Diogo de Menezes, organizou uma expedição com dez homens e um sacerdote e fundou o Forte de São Sebastião, na embocadura do rio Ceará, dando origem à cidade de Fortaleza. Retornou a Portugal em 1619; voltando ao Brasil, foi então nomeado 1º Capitão-Mor do Ceará em 1621, permanecendo naquele estado até 1631, quando partiu para Pernambuco, para combater os holandeses, alcançando o posto de Mestre-de-Campo.
Em abril de 1648 voltou a Portugal, onde faleceu na sua cidade natal, Santiago do Cacém, em 1652, pobre e sem deixar filhos conhecidos no Brasil.
Bibliografia:
Moderna Enciclopédia Brasileira, vol. 2, pág. 422 - Editora G. Lopes LTDA, São Paulo, 1979.
Foto e pesquisas adicionais: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário