Reino: animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Subordem: Feliformia
Família: Felidae
Gênero: Acinonyx
Espécie: Acinonyx Jubatus
Características:
O guepardo é também conhecido pelos nomes: chita, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça africana (acinonyx jubatus), única espécie viva do gênero acinonyx. É encontrado na África, Península Arábica e sudoeste da Ásia. Na África, ele é encontrado nas savanas, pradarias e semi-desertos.
É o mais rápido dos animais terrestres, atingindo uma velocidade de 112 a 120 km/h em apenas 4 segundos, percorrendo uma área de 250 a 650 metros em cada corrida, que o deixa bastante exausto depois da caça; com isso, muitas vezes sua caça lhe é subtraída por leões e hienas, já que ele não consegue reagir ao roubo. Tem uma altura de 60 a 76 cm, mede até 2,10 metros de comprimento, sendo 65 cm de cauda, e pesa em média de 28 a 65 quilos. Tem boa visão, que lhe permite às vezes caçar à noite, e péssimo olfato, o que lhe torna incapaz de sentir cheiros, exceto de uma fêmea no cio. É um animal carnívoro, e se alimenta de mamíferos de até 40 kg. Entre suas presas prediletas está a gazela, o antílope, zebra, impala, filhotes de gnu, aves e insetos.
De bela aparência, o guepardo parece um leopardo, e em suas patas há ranhuras que lhe ajudam a tracionar bem em alta velocidade, sendo a sua cauda usada na estabilidade nas curvas. Pode ser identificado por seu padrão exclusivo de anéis na cauda; tem cabeça pequena e coluna flexível, abdômen retraído, focinho curto, olhos situados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. Seu pelo é salpicado de pontos negros arredondados, e na face há duas linhas negras de cada lado do focinho, que nascem dos olhos e vão até à boca. Suas garras são imóveis, e é o único felídeo que não as retrai, deixando-as sempre à mostra, o que lhe dá aderência ao solo durante a corrida. Seu território abrange uma área de 37 a 160 km² que o macho demarca urinando em árvores, troncos e rochas.
O macho atinge a maturidade sexual de 2,5 a 3 anos de idade, e a fêmea, aos 2 anos. O macho jovem consegue viver e caçar em grupos, principalmente de uma mesma ninhada, mas a fêmea é solitária, encontrando-se com o macho apenas durante o acasalamento, chegando até a caçar com o seu parceiro.
A gestação da fêmea dura de 90 a 95 dias, e dela nasce de 1 a 6 filhotes, de diferentes pais. O filhote, por sua vez, nasce com 150 a 300 gramas de peso, e o desmame acontece quando ele completa 6 meses de idade. Quando atinge uma idade de 13 a 20 meses, o filhote deixa a mãe para viver por conta própria, solitário ou em grupos pequenos.
Enquanto os filhotes estão sob os cuidados da mãe, ela os vigia com rigor, pois os pais são capazes de devorá-los; em contrapartida, um macho é capaz de adotar filhotes perdidos ou órfãos, cuidando deles como suas próprias crias, fazendo o papel de pai e mãe ao mesmo tempo.
O guepardo usa vários sinais de comunicação:
Pios de alta frequência, quase latidos, para encontrar seus filhotes ou uns aos outros; gagueira, durante encontros sociais; rosnado, quando se sente ameaçado, e ronrono, quando o perigo desaparece. Na natureza ele pode viver entre 15 e 20 anos.
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto e pesquisa: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário