sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Washington Luís

Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro de 1869. Iniciou seus estudos no Imperial Colégio Pedro II e em 1887 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se formou no ano 1891. 

No ano 1892 foi promotor público em Barra Mansa (RJ) e depois em Batatais (SP), onde se elegeu vereador e presidente da Câmara Municipal. Em 1902 elegeu-se deputado estadual e nesse mesmo ano publicou alguns trabalhos históricos: “Antônio Raposo Tavares, contribuição para a história da capitania de São Paulo”, o “Governo de dom Rodrigo César de Menezes” e “Testamento de João Ramalho”. Logo depois foi secretário da Justiça e Segurança Pública do governo de Jorge Tibiriçá, quando reformou a polícia de carreira, aparelhou o Corpo de Bombeiros, criou o Serviço Social e reformulou os serviços de registros de nascimentos, casamentos e óbitos. 

Em 1912 foi eleito prefeito de São Paulo, quando promoveu a abertura de estradas municipais, a construção da Avenida Paulista e o Vale do Anhangabaú. Em 1920 foi eleito governador de São Paulo, quando recuperou as finanças do estado e abriu centenas de quilômetros de estradas de rodagem e ferrovias. Permaneceu no cargo até o ano 1924. No ano seguinte foi eleito senador pelo Partido Republicano, exercendo o cargo até 1926, quando, em 15 de novembro daquele ano, foi eleito presidente da República, em eleição direta. 

Conhecido como o “presidente das estradas”, construiu as estradas Rio - Petrópolis e Rio - São Paulo. Trabalhou a demarcação de nossas fronteiras e inaugurou as primeiras linhas da aviação comercial. 

Na campanha eleitoral para a escolha do seu sucessor, apoiou a chapa Júlio Prestes Soares, em oposição a Getúlio Vargas e João Pessoa. Com a vitória duvidosa de Júlio Prestes, a oposição iniciou um movimento revolucionário que culminou com a morte de João Pessoa, no dia 26 de julho de 1930. Deflagrada pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, a Revolução saiu-se vitoriosa no dia 3 de outubro de 1930, e deu início ao período conhecido como “República Nova”. No dia 24 de outubro do mesmo ano Washington Luís foi preso e exilado, permanecendo na Europa e nos Estados Unidos até o ano 1947, quando retornou ao Brasil. Afastado definitivamente da política, faleceu no dia 4 de agosto de 1957, em São Paulo.  

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Pesquisando na Escola. Vol. 4, pág. 17. São Paulo, Ícone, 1988. 
OS PRESIDENTES e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva. 2ª ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro, O Arquivo Nacional, 2003. 
CARVALHO, Geraldo Magela de. Atlas Ecos de Biografias, págs. 50 a 51. João Pessoa, Ecos, 1977.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário