domingo, 9 de fevereiro de 2014

Visconde de Cairu

José da Silva Lisboa – Visconde de Cairu – nasceu em Salvador no dia 16 de julho de 1756. Estudou humanidades na Bahia, aprofundando-se no conhecimento das línguas grega e hebraica e lecionou filosofia e moral. Viajou para Coimbra, onde estudou medicina e filosofia e lecionou hebraico e grego, como professor substituto. Pouco depois voltou ao Brasil. 

Na Bahia, ocupou o cargo de secretário de mesa da Inspeção, dando incentivos para a agricultura e o comércio naquela província. No ano 1801 publicou um livro intitulado “Princípios do Direito Mercantil”, inspirado em Adam Smith, sendo considerado de grande erudição jurídica e filosófica, onde defendia a liberdade de comércio e pregava o fim dos monopólios. 

Com a chegada da Família Real a Salvador, Lisboa influenciou o príncipe-regente dom João a assinar a Carta-Régia de 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas de Portugal. No dia 23 de fevereiro de 1808 foi nomeado por D. João para o cargo de titular de uma cadeira de Ciência Econômica, criada no Rio de Janeiro, recebendo um salário de 400$000, acumulativos com os cargos que ocupava na Bahia. 

Acompanhou a Família Real ao Rio de Janeiro e assumiu o cargo de desembargador da Mesa do Paço e da Consciência e Ordens; foi ainda deputado à Real Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegações do Estado do Brasil e desembargador da Casa de Suplicação do Reino do Brasil. Também foi jornalista, fundando o jornal “O Conciliador do Reino Unido”. Foi integrante da Constituinte de 1823, representando sua província natal. No dia 12 de outubro de 1825 recebeu o título de Barão de Cairu e um ano depois o de Visconde de Cairu. No dia 22 de janeiro de 1826 foi escolhido pelo Imperador dom Pedro I como senador pela Bahia, participando do primeiro senado imperial. 

O Visconde de Cairu faleceu no Rio de Janeiro no dia 20 de agosto de 1835.

Bibliografia: 
CARVALHO, Geraldo Magela de. Atlas Ecos de Biografias. João Pessoa, Ecos, 1977.
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 1, pág. 135. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. III. Porto Alegre, globo, 1974. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário