quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Torricelli

Evangelista Torricelli nasceu em Faenza ou Midigliano da Emília, norte da Itália, no dia 15 de outubro de 1608. Estudioso, surpreendeu seus contemporâneos quando publicou, em 1641, um tratado que comentava a obra de Galileu Galilei. Por causa disso, foi convidado pelo Grão-duque de Toscana para integrar a equipe de colaboradores de Galileu em Florença, já que o sábio cientista estava com mais de 78 anos de idade e quase cego. 

Três meses depois, no dia 8 de janeiro de 1642, com a morte de Galileu, Torricelli tornou-se seu sucessor, sendo nomeado matemático do Grão-duque. Aproveitou a oportunidade e dedicou-se ao trabalho nas áreas da matemática, física, mecânica, hidráulica, astronomia e arquitetura. Trabalhava num laboratório bem equipado, que possuía aparelhos para pesquisas em hidráulica, dinâmica, balística, óptica e engenharia militar. 

No ano 1643 ele descobriu o barômetro e estudou e planejou vários aparelhos: telescópios, microscópios, instrumentos ópticos de precisão. Também era grande matemático e geômetra. Segundo alguns, ele teria sido o verdadeiro descobridor do cálculo infinitesimal, fato atribuído a Isaac Newton. 

Durante grande parte de sua vida foi membro da Academia Del Cimento, clube científico dedicado aos estudos dos conhecimentos humanos, protegido pelo duque de Toscana, e dissolvido por ele quando se tornou cardeal de Roma. 

Em 1644 algumas obras foram reunidas sob o título de “Ópera Geométrica”, porém só foram publicadas totalmente no ano 1919. Nos últimos tempos de vida, Torricelli trabalhou dando aulas a cientistas italianos e de outros países europeus, até falecer, no dia 25 de outubro de 1647. 

Obras: 
“De Motu gravium Naturaliter Descendentium et Projectorum” (comentário sobre as obras de Galileu Galilei); “Dialoghis Delle Nuove Scienze”, etc. 
Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol 2, fascículo 34. São Paulo, Abril, 1966.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário