domingo, 3 de novembro de 2013

Harpia

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accpitriformes e Falconiformes
Família: Accpitridae
Gênero: Harpia
Espécie: H. harpyja
Nome binomial: Harpia harpyja




Características:
A harpia é também conhecida como gavião-real, gavião-de-penacho, uiraçu, uiruuetê,  uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro. É uma das maiores e mais pesadas aves de rapina do mundo. Ambos os sexos têm uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Tem olhos pequenos, crista com 2 penas maiores e uma cauda com 3 faixas cinzentas que pode medir 2/3 do comprimento da asa.

Suas asas são longas e redondas, penas curtas e grossas, dedos extremamente fortes, com grandes garras, capazes de levantar um carneiro. A cabeça é cinza, papo e nuca, negros, peito, barriga e dentro das asas, brancos.

Seu voo é acrobático em ambientes florestais de espaços fechados, alternando rápidas batidas de asas com planeio. É encontrada em florestas tropicais do México à Bolívia, Argentina e grande parte do Brasil, principalmente a Amazônia.

Tem um assovio longo e estridente, alimenta-se de até 19 espécies de animais, entre os quais macacos, preguiças e lêmures. Mede 50 a 90 cm de altura, 105 cm de comprimento e 2,5 m de envergadura. O macho pesa 4 a 4,5 kg e a fêmea, 6 a 9 kg; suas unhas medem até 7 cm. 

Ave monogâmica, faz ninho em árvores altas, de até 40 m, com galhos bem separados; seu ninho, por sua vez, feito de galhos, é perene, sendo refeito a cada período reprodutivo, que vai de junho a novembro. O casal dá 1 cria a cada 2 a 3 anos; a incubação dura 2 meses e a fêmea põe de 1 a 2 ovos; porém se os dois obtiverem sucesso, o primogênito mata o menor.           

O filhote testa suas asas aos 6 meses e fica aos cuidados dos pais dos 6 aos 8 meses. Sua maturidade sexual ocorre dos 4 aos 5 anos de idade, e o indivíduo pode retornar ao ninho em que nasceu. A harpia pode viver até os 40 anos.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário