Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Gênero: Papio
Espécies (5): Papio Anúbis (babuíno-anubis), Papio Cynocephalus, Papio hamadryas (babuíno sagrado), Papio Papio, Papio Ursinus.
Características:
O babuíno tem o focinho pontudo, caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades nas nádegas. Vive em savanas, pastagens ou terrenos rochosos, e passa a maior parte do tempo no chão. Normalmente se agrupa em bandos de 10 a 100 indivíduos, compostos por fêmeas, jovens machos e um macho adulto dominante.
É onívoro e sua alimentação varia conforme as estações do ano, de acordo com o território habitado, a idade e o sexo do indivíduo. As fêmeas e os filhotes comem capim e os filhotes maiores comem até cascas de árvores, insetos e lagartos.
O babuíno atinge a maioridade sexual por volta dos 2 anos de idade, mas a maioria das fêmeas engravida aos 4 anos. A gestação dura em média de 180 a 185 dias, quando nasce apenas uma cria. Na natureza ele vive até os 35 anos, porém no cativeiro pode chegar aos 45 anos.
O babuíno macho adulto da espécie Papio Papio pode medir até 1,1m e pesar 25 kg; é encontrado em praticamente toda a África.
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário