quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bíblia: um livro de história e de ciências



A criação dos Céus e da Terra e de tudo o que neles há
1 No princípio criou Deus os Céus e a Terra.
2 A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3 Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 Chamou Deus à luz dia, e às trevas, noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
6 E disse Deus: "Haja firmamento no meio das águas, e separação entre águas e águas.
7 Fez, pois, Deus, o firmamento, e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos Céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. 
10 A porção seca chamou Deus terra, e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom.    

Comentário:
Quando Deus criou o Universo, Ele pensou na Terra de um jeito especial: "No princípio criou Deus os Céus e a Terra". Ele a olhou separadamente do restante do que havia fora dela, ou seja, estrelas, luas, galáxias, etc, mas a Terra era sem forma, vazia e sem luz, e o "Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Já aqui se nota que a Bíblia diz que na Terra havia trevas e águas. Por que trevas? Porque a Terra era coberta de água até o firmamento, ou seja, até o céu; não havia terra firme, e a luz do Sol não penetrava na superfície. Então a vontade de Deus se manifestou: a água começou a evaporar  por causa da Luz do Sol, até que ela apareceu no firmamento pela primeira vez. Deus batizou o claro da Terra de dia, e ao movimento de rotação, quando escureceu, Deus chamou a escuridão de noite. No primeiro dia ou no primeiro tempo da criação da Terra, apareceu a luz do Sol, possivelmente resultante da evaporação da água da Terra.
Do sexto ao oitavo versículos a Bíblia fala do segundo dia da criação, quando Deus fez o firmamento, ou seja, a abóbada celeste, ou céu, separando as águas acima dos céus e debaixo deles. Nesse contexto já aparece o horizonte, pois a água evaporou um pouco mais, embora ainda ela cobrisse toda a superfície terrestre.
No nono e no décimo versículos Deus separou as águas debaixo dos céus num só lugar, que chamou de mares, e apareceu então a terra seca, que Ele chamou terra; esse relato mostra que a água evaporou mais inda. Note-se também que nessa passagem bíblica a água ficava num só lugar e a terra firme, noutro. Houve separação de água e terra no segundo dia.

A ciência atual relata e prova que 90% da água que existia na Terra evaporou, e que a Terra primitiva era composta de um só continente, que ela (ciência) denomina de Pangeia, diferente dos cinco continentes atuais. O relato bíblico acima diz claramente que num tempo primitivo a Terra era composta totalmente de água, que evaporou até aparecer a terra firme, uma só porção de terra: a Pangeia.
           
(Comentário: Eliza Ribeiro - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário