terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cosme e Damião


Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e viveram possivelmente em 280 d.C., na Arábia. Médicos, exerceram a profissão na Síria, e dedicaram-se à cura de pessoas pobres, o que enfureceu a elite da época, que os acusaram de “anárgyros”, como eram chamadas as pessoas que trabalhavam por amor à profissão e ao próximo, desprezando o dinheiro. 

Por causa desse comportamento eles foram denunciados pelo procônsul Lísias pelo crime de lesa-físico. Presos, os irmãos sofreram várias formas de tortura; numa delas, foram amarrados a uma pedra e jogados num rio, porém eles resistiram. 
   Cosme e Damião foram degolados na cidade de Egea (atual Sicília), mas nenhuma gota de sangue saiu do pescoço deles, o que chamou a atenção. Depois, seus corpos foram levados para uma cidade síria chamada Cyr.         

Conta-se que o Imperador do Oriente, Justiniano I, acometido por grave doença, atribuiu aos gêmeos a sua cura, e por causa disso mandou embelezar o túmulo deles. 

A Igreja canonizou-os e instituiu missa litúrgica em honra deles, e foram declarados patronos dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos e, por causa da sua simplicidade e inocência, são considerados também protetores das crianças. Seus restos mortais repousam numa Igreja com seus nomes, em Roma. 

Oração de Cosme e Damião
   
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus”. São Cosme e Damião, rogai por nós. 

Bibliografia:
DICIONÁRIO Universal de Curiosidades, vol. 3, pág. 547. Comércio e importação de livros Cil S.A., São Paulo, 1968.
Scopel, Pe. Paulo José. Orações e santos populares, 32ª ed., pág. 137. Canoas (RS), La Salle, 1994.            
  
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário